20/04/2020

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) com o objetivo de ajudar as empresas de capital fechado a avaliarem a sua governança corporativa desenvolveu uma ferramenta gratuita a ser preenchida em seu próprio site www.ibgc.org.br/metrica.

A Métrica é um instrumento de autoavaliação, a ser preenchido de forma espontânea por um representante legal da empresa e visa estimular a constante reflexão sobre o estágio de maturidade em governança das empresas e seus sócios.

As empresas podem acessar a plataforma e se cadastrarem a qualquer momento, mas somente poderão preencher o questionário uma vez por ano. Entende-se que a governança nas empresas amadurece constantemente, por isso, o questionário pode ser revisitado uma vez por ano e preenchido novamente.

As empresas participantes devem ser de capital fechado, podendo ou não ser familiares e multifamiliares. Não poderão participar optantes do Simples Nacional e micro-empresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP).

As informações são confidenciais, mas podem ser utilizadas para pesquisas, publicações ou demais atividades que contribuam para a melhoria da governança corporativa. Os dados são tratados de forma agregada, garantindo o sigilo das empresas e seus respondentes.

Após concluir o questionário, a plataforma gera um relatório automático com três informações. A primeira refere-se à pontuação alcançada pela empresa comparada com a média de todas as empresas participantes e das empresas do mesmo setor e porte. A segunda apresenta o gráfico de desempenho da empresa nas dimensões avaliadas. A terceira mostra o mapa de pontuação da empresa, com os temas das questões nas quais a empresa não pontuou ou não obteve pontuação máxima.

Além das cinco dimensões de avaliação (sócios, conselho, diretoria, órgãos de controle e fiscalização e conduta e conflito de interesses), na avaliação do IBGC, as empresas familiares possuem uma dimensão exclusiva que trata das relações entre família e negócio.

Vale a pena participar e avaliar gratuitamente o nível de governança da sua empresa!

Voltar