21/04/2020

Para entender a diferença entre herdeiro e sucessor, primeiramente, precisamos entender a diferença entre propriedade e gestão.

Proprietário é o dono, o sócio, o titular do direito, aquele cujo nome consta do contrato social.

Gestor é aquele que está à frente da operação, na administração: o diretor comercial, financeiro, de recursos humanos ou o próprio presidente da empresa.

O gestor pode ser o próprio dono do negócio ou pode ser um colaborador. Quando o gestor é o próprio dono, temos uma sobreposição de papéis muito comum nas pequenas e médias empresas e menos comum nas grandes empresas onde há maior profissionalização da gestão.

Voltemos então ao tema do herdeiro ou sucessor.

Herança é um direito. Se houver propriedade a ser herdada, há um herdeiro. É um presente dado pelo titular da propriedade aos seus filhos. Acerca das peculiaridades da herança, leia o artigo “A Herança é um presente”.

Há o sucessor é aquele que desenvolveu as habilidades de um bom gestor e por isso conquista o mérito da sucessão. Essas habilidades são desenvolvidas através da busca  de conhecimento técnico e de relacionamento pessoal e interpessoal.

Quando se fala em planejamento sucessório, geralmente se aborda o desenvolvimento das habilidades necessárias para ser um bom gestor e assim suceder na função. No entanto, esse é apenas um dos aspectos do planejamento sucessório, pois como costumo orientar às famílias empresárias, entre o 8 e o 80 há diversas possibilidades e a melhor delas é aquela que se adapta bem à cultura e aos valores da família e da empresa.

Voltar